quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dentista,valorize sua profissão.


A profissão do dentista é a mais completa, porque o dentista faz pontes como engenheiros, coroas como os floristas, extrai raízes como os matemáticos, perfura como os mineiros, faz esperar como as noivas, faz sofrer como os gerentes de bancos, esculpe como os artistas, e faz você sorrir igual a uma criança.

Não façam isso no DENTISTA . KKKKK

Dentes entramelados ? Quer ajeitar mais odeia aparelho ?


O que é Ortodontia Lingual?
A Ortodontia Lingual é uma técnica moderna, que foi desenvolvida nos Estados Unidos e introduzida no Brasil a pouco mais de dois anos. Trata-se de um aparelho fixo para correção dentária, que é colocado por trás dos dentes, ficando totalmente invisível e que acaba com aquele incômodo visual dos aparelhos convencionais.

Quais as vantagens do aparelho lingual?
A maior vantagem da técnica é que o aparelho permite que os dentes sejam corrigidos sem que ninguém veja. Também o uso de fios de última geração, que são ativados pela temperatura da boca, transmite força constante aos dentes, causando menos dor e desconforto para o paciente.

Quando é indicado o aparelho lingual?
Ele é indicado para todos os casos em que houver indicação de aparelho fixo. Efetivamente não existe um interesse em substituir a técnica convencional e sim atender aos pacientes que não podem usar o aparelho que é colocado na frente dos dentes, seja por motivos profissionais ou pessoais. Profissionais liberais, modelos fotográficos, atletas, etc. são pessoas que nos procuram e questionam sobre uma alternativa ao aparelho ortodôntico convencional.

E as desvantagens quais são?
Assim como os aparelhos ortodônticos convencionais, o incômodo da língua e a ligeira alteração da fala, que melhoram após alguns dias, são as principais queixas relatadas pelos nossos pacientes.

Como é feita a higienização?
Com a ortodontia lingual, a limpeza é facilitada por alguns motivos: a língua com a ajuda da saliva está sempre se movimentando e fazendo uma auto-limpeza do local. Portanto, o acúmulo de placa bacteriana e alimentos é diminuído. Um fato que os pacientes comentam com satisfação é que podem se alimentar em qualquer lugar, sem ter que sair correndo para limpar os dentes com medo de ter resíduos de comida grudados no aparelho.

Tudo sobre clareamento Dentário

Dentes brancos sem dor


Técnicas de clareamento:
Técnicas caseiras com substâncias químicas.
Técnicas utilizadas no consultório com o auxílio de luz para aquecimento ou laser.

Todas são capazes de realizar o clareamento. O que as difere é o tempo que é levado para concluir uma técnica e outra.
O clareamento caseiro demora mais tempo, porém é menos agressivo ao dente. Quanto mais rápidas são as técnicas, maior efeito colateral provocam. Este efeito, basicamente é sensibilidade dentinária.
Para um sorriso mais branco é usado uma técnica de clareamento à laser. A boca é protegida por uma máscara de borracha com pequenos furos, que deixam apenas os dentes à mostra. Em seguida é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio a 35%, que é um poderoso despigmentante. O laser é passado dente a dente por uma espécie de caneta com ponta luminosa. O laser ativa o produto, que remove os pigmentos internos e externos.
O clareamento deve ser feito a cada dois ou três anos.


Como funciona o clareamento dental?
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Como posso clarear meus dentes?
Os dentes podem ser clareados através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) das seguintes maneiras:

1. No consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte. O clareamento dental a laser consiste na ativação do gel clareador especial sobre o dente de uma forma mais rápida que a convencional, podendo-se obter o efeito desejado em uma única sessão.

2. Em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja no consultório ou em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?
Sim. Como outros produtos e medicamentos médicos e odontológicos, quando usados corretamente conforme orientação, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

A mídia divulgou que o clareamento doméstico poderia potencializar o aparecimento do câncer. É verdade?
Essa informação não tem fundamento. Tanto que a FDA (Food and Drug Administration) e a ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos em cremes dentais, que são usados indiscriminadamente pela população. Essas entidades também não desaprovam o uso de clareadores dentais, desde que supervisionado por dentistas.

Eles provocam danos à gengiva?
Não, desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV ou em supermercados. 0 dentista confecciona uma moldeira individualizada que cobrirá somente a superfície dental, evitando, assim, que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva. Qualquer lesão e sensibilidade devem ser imediatamente comunicadas ao dentista.

0 dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada.

0 clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

Posso fazer clareamento em qualquer idade?
Sim. Não há contra-indicação específica quanto à idade. À partir dos 10 anos, é aceitável.

Durante o clareamento, o que devo e não devo fazer?

Deve fazer:
Seguir as orientações do dentista.
Retirar o dispositivo de clareamento 1 hora antes das refeições e reiniciar 1 hora após.
Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento.
Guardar o dispositivo, para o caso de necessitar de manutenção.

Não deve fazer:
Fumar durante o tratamento.
Tomar café, chá, beterraba, vinho tinto, Coca-Cola em excesso.
Escovar os dentes logo após retirar o dispositivo.
Emprestar o produto para outras pessoas.

Quanto tempo dura o tratamento doméstico? Dura de 7 a 10 dias, usando-se durante as noites. Podem haver variações dependendo do grau de escurecimento e de quanto se deseja clarear.

O dente clareado pode escurecer novamente? Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção, que é feita em 2 ou 3 noites.

Quais as contra-indicações do clareamento doméstico? Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactentes.


Dentadura robótica imita movimentos do maxilar humano


Buscando tornar os testes de produtos odontológicos mais realistas, pesquisadores do Laboratório de Robótica de Bristol, da Universidade de Bristol, estão desenvolvendo o projeto Dento-Munch. Segundo matéria publicada em julho de 2007 no "Globo on line", os britânicos estão trabalhando no aperfeiçoamento de uma dentadura robótica capaz de imitar os movimentos feitos pela boca dos seres humanos, tais como; para cima e para baixo, para os lados, para frente e para trás. O software também é capaz de “responder da mesma maneira que os músculos e tendões”, afirma o texto.
Segundo a matéria, o coordenador da pesquisa, Kazem Alemzadeh, afirmou à publicação “New Scientist” que embora já existam máquinas que realizam o “teste da mastigação”, essas ainda são muito simplificadas. E, sem aparelhos adequados, o Alemzadeh, diz ser difícil prever o desempenho de materiais odontológicos a longo prazo. Por esta razão, o Dento-Munch promete ser uma importante ferramenta para a odontologia. No entanto, ainda não há previsão de comercialização do produto.

Que tipo de escova dental devo usar?



A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. Muitos escolhem a escova elétrica como a melhor alternativa, pois ela limpa com maior facilidade e é particularmente indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou tem menor destreza.

Maneira correta de escovar os dentes



Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.
Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar.
Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quando você ri, você muda,e com você, outras pessoas mudam já que quando sorrimos, as outras pessoas retribuem a “gentileza” de sorrir também. Sorrir é como brindar,sorrir emociona e se permite emocionar,os dentes mudam o sorriso, o sorriso muda a face; a face muda a expressão, a expressão muda a vida ...

Origem da escova de dentes.

A escova mais antiga de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3 mil anos a.C. era um pequeno ramo com ponta desfiada até chegar às fibras, que eram esfregadas contra os dentes.
A primeira escova de cerdas, parecida com a que conhecemos, surgiu na China, no fim do século XV feita de pêlo de corpo, as cerdas eram amarradas em varinhas de bambu ou pedaços de ossos.Muito tempo depois, percebeu-se que as escovas de pêlos de animais juntavam umidade, prejudicial à higiene da boca, por causar mofo,além disso, as extremidades pontiagudas das cerdas feriam as gengivas,o problema seria resolvido com o surgimento da escova de dentes com cerdas de náilon, em 1938, nos Estados Unidos.Hoje em dia tem escovas de todo tipo,até elétricas para os preguiçosos ou pra aqueles que desejam uma melhor escovação.A mais moderna feita de fibra otptica ja vem embutida na suas mãos.Brincadeira. 
Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto e isso vale mais que todo dinheiro do mundo.

Extração de dente.


O paciente chega no consultorio e pergunta quanto que é a extração. O dentista responde: - 50 reais sem dor e 500 reais com dor , o sr. quer qual? O paciente responde: - Sem dor é claro!!! Já sentado na cadeira o dentista começa a avulsionar o dente e o paciente começa a gritar: - Tá doendo,Tá doendo!!!! E o dentista fala : - Com dor é mais caro ! Hoje em dia o mundo e dos espertos,kkkk.

Sorriso ?



Sorria, mesmo que seja um sorriso triste, pois mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir...