quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cárie? Tô Fora!


A carie é uma doença transmissível que ataca os dentes, onde seu principagente etiológico é o Streptococcus mutans. A cárie é o resultado da ação corrosiva do ácido produzido pela placa bacteriana sobre o esmalte dos dentes. A placa bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada composta por bactérias e resíduos alimentares. Em estágios avançados, a cárie além de gerar muita dor, pode causar infecção e até a perda do dente.

Fora o velho..

As restaurações substituem a estrutura dentária perdida com a cárie e podem durar por muitos anos. Entretanto, as bactérias ou o estressse de contrair ou ranger os dentes podem provocar o colapso do selamento que existe entre a restauração e o dente. As partículas de alimento e as bactérias podem acessar a área de interface e chegar a destruir a estrutura dental saudável.

Durante as consultas regulares, seu dentista deverá determinar se suas restaurações estão intactas. Se o selamento estiver comprometido, fissurado ou com infiltração, deverá ser substituido ou reparado

Dentes saudáveis são dentes bonitos!
* Tratamento

A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo.

* Prevenção

- Usar o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dente muitas vezes não chega;
- Escove os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva. Use cremes dentais com flúor;
- Coma alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca.
- Evite escovar os dentes após o consumo de refrigerantes, a maioria dos refrigerantes amolecem os dentes, espere no mínimo 15 minutos para poder escová-los.
- Não beba muito refrigerante, pois eles agridem os dentes.
- Visite seu dentista regularmente, o recomendável é visitá-lo a cada seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário