domingo, 29 de maio de 2011

O que é um implante dental?



Implante dental é uma maneira de recolocar um dente ou um grupo de dentes perdidos. Um parafuso de titânio é fixado no osso embaixo da gengiva e, passado um período que pode ser imediato ou de até dois meses, é colocada a prótese feita de maneira a parecer natural, com a mesma forma e coloração do restante dos dentes. Esse tempo de cicatrização é necessário para que a peça de titânio fique aderida à camada óssea.

Quanto tempo dura um implante ?

Um implante dentário de ótima procedência, colocado segundo o protocolo, com uma prótese bem ajustada ao implante dentário e à oclusão do paciente, com uma boa higiene dentária, dura muitas décadas. Existem casos documentados na literatura científica de implantes dentários em função por mais de 30 anos.


Qual o tipo de anestesia que é feita ?

O implante dentário é feito sob anestesia local. Em alguns casos especiais, fazemos a sedação do paciente com a presença de um médico anestesista. Mas normalmente os implantes dentários são feitos com anestesia local, com muito sucesso.



Quem é candidato a implante dentário ?

Não são todas as pessoas que podem receber implantes. Antes de dar início ao tratamento, é realizada uma cuidadosa avaliação para verificar se o paciente pode realmente passar pela cirurgia. Somente o cirurgião dentista especialista em Implantodontia tem condições de avaliar o candidato ao implante dentário, através de radiografias, tomografias, exames clínicos e laboratoriais. A taxa de sucesso dos implantes dentários beira os 98%.



O implante pode ser rejeitado pelo organismo ?

Não existe “rejeição” ao implante. Existe implante dentário ruim ou mal colocado por um cirurgião não habilitado ou colocado em um paciente mal avaliado. Onde não existe osso suficiente, existem os enxertos ósseos feitos com osso de doador ou por biomateriais que com muita eficiência criam o ambiente ideal para a colocação do implante dentário.



Quem fuma pode fazer um implante dentário ?

O tabagismo dificulta tudo, mas mesmo assim é possível fazer implantes dentários em fumantes, com bons resultados.


Quanta dor devo sofrer ?

Nenhuma! A medicação correta, avaliação correta, planejamento na execução da cirurgia, orientação minuciosa ao paciente nos cuidados pós operatórios, o uso de implantes dentários de altíssima qualidade, com equipamentos de última geração para gerarem o mínimo de trauma durante a cirurgia, praticamente garantem a ausência de dor.



Após o implante quanto tempo demora para poder mastigar normalmente ?

Na maioria das vezes o paciente já sai da cirurgia com um provisório sobre o implante dentário recém-colocado, o que o habilita a se alimentar de comidas macias e pastosas na primeira semana. Depois de uma semana, quando se removem os pontos, já pode mastigar com cuidado sobre o implante e no máximo depois 02 meses a prótese definitiva já pode começar a ser confeccionada e o paciente pode comer normalmente e muito melhor do que antes.



Qual o período para revisão do implante ?

De 6 em 6 meses é bom avaliar o implante dentário, fazendo limpezas e verificações, para garanttir maior durabilidade do trabalho e ótima performance do mesmo.



Uma adolescente de 14 anos poderia fazer um implante dentario ?

Não. O crescimento ainda não está completo e a paciente deverá esperar até parar o crescimento da sua estrutura óssea para fazer o implante dentário, ou ficará com o implante fixado “para trás”. O implante dentário não acompanha o crescimento do rosto do paciente como os dentes normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário